Mulheres, Filhas, Amigas, Mães - Expressão do Amor de Deus

Mulheres, Filhas, Amigas, Mães - Expressão do Amor de Deus
"Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas..."

Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

3º DESAFIO: BEBER DE GRAÇA


Lembro-me de quando era pequenina e na escola, em dia de teste, a tia (professora) me entregava uma provinha onde eu precisava ligar a figura do homem (ser vivo) ao rio onde corriam as águas.
Eu tive tias (professoras) maravilhosas, mas me recordo de duas em especial: Cilene e Marta. Essas duas mulheres valorosas me deram a base que sustentou todo o conhecimento que pude adquirir na vida e que ainda estou adquirindo!
Aprendemos desde a infância que onde há água há vida, ou, noutros termos, compreendemos que é impossível haver qualquer tipo de vida se não há uma fonte de água que possa alimentar o ser.

Water is essential to: humans, to animals, to plants, cleaning, hygiene, to the millworking, cooking, so there is electricity.

A sede é o mais forte instinto humano! É a maior necessidade!


A ESCASSEZ DE ÁGUA é um problema ambiental cujos impactos tendem a ser cada vez mais graves caso o manejo dos recursos hídricos não seja revisto pelos países. Atualmente, mais de um bilhão de pessoas já não têm acesso a água limpa suficiente para suprir suas necessidades básicas diárias. (Dados da Wikipédia).

WATER ... is missing!
 Por escassez de água muitas tragédias têm marcado a história do mundo, inclusive, do Sertão Brasileiro – que já foi palco para tantas obras literárias, entre elas, “Vidas Secas” (do alagoano Graciliano Ramos), onde ele retrata não apenas a “seca” oriunda de questões climáticas, mas também a sequidão de vidas sofridas.

A palavra Sertão tem origem durante a colonização do Brasil pelos portugueses. Ao saírem do litoral brasileiro e se interiorizarem, perceberam uma grande diferença climática nessa região semiárida. Por isso a chamavam de "desertão", ocasionado pelo clima quente e seco. Logo, essa denominação foi sendo entendida como "de sertão", ficando apenas a palavra Sertão. (Dados da Wikipédia).



Agora, vejamos os benefícios da água:

Maior parte do nosso corpo é regado a água só o sangue é composto por 83% de água e até os ossos possuem água, cerca de 22%, a água é quase tão importante quanto um alimento, UM SER HUMANO PODE FICAR DIAS SEM COMER, MAS NÃO PODE FICAR SEM BEBER ÁGUA, um dia já é possível perceber as diferenças e como o organismo reage, A DESIDRATAÇÃO ATINGE TODOS OS ÓRGÃOS QUE NESTA SITUAÇÃO FICAM PRATICAMENTE INCAPAZES DE FUNCIONAR. Quando o organismo está hidratado os cabelos ficam mais fortes, sedosos, a unha também fica mais forte, a pele mais radiante, enfim o organismo funciona em total equilíbrio, lembrando que a água deve ser consumida todos os dias pelo menos dois litros de água pura, ou seja, além dela você deve consumir sucos naturais, chás, verduras, frutas e muitos outros alimentos que contenham água para irrigar todo o organismo. Todos os nutrientes consumidos através dos alimentos só são eficazes quando o organismo está bem hidratado. ÁGUA É FONTE DE VIDA, ela quem nos dá energia e nos mantém vivos e saudáveis.


Recordo-me de um episódio que presenciei há uns 3 anos e meio atrás... Temos uma amiga que vivenciou momentos difíceis na luta contra o câncer e, pouco antes dela ficar internada, nós nos reunimos num grupo pequeno (6 ou 7 pessoas), para orarmos e lermos a Palavra de Deus e, essa amiga que estava doente, disse que sentia no coração dela que não iria morrer, mas que seria curada e que podia ver Deus falando com ela nas mínimas coisas! Ela falou que no dia a dia sentia Deus bradando ao seu coração para que ela bebesse água! E ela passou a beber mais água (H2O) durante o dia, ela relatou sentir que, de alguma forma, precisava beber água para que as impurezas que havia em seu corpo fossem lançadas para fora... Eu, particularmente, fiquei bastante sensibilizada com a situação dela e achei que ela estava muito fragilizada com a doença e por isso tinha esses pensamos relativos à água! Mas, somente hoje, 3 anos e meio depois, enquanto limpava a minha casa e conversava com Deus foi que eu pude compreender o que Deus falara a minha amiga! Glória a Deus! E por isso irei explicar a vocês o real convite que Deus estava fazendo para ela!

Pois esse mesmo convite Deus faz para mim e para você!!!

Mas, para isso, é preciso remontar ao Novo Testamento, mais especificamente ao Evangelho de João (7:37-39), onde agora iremos contemplar, pelos olhos da fé, uma das cenas mais maravilhosas que já existiram! Agora, pela fé, iremos ouvir o Senhor Jesus fazer uma das mais gloriosas promessas que ouvidos humanos poderiam ouvir!

E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba (...) Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.”

Neste ato, Jesus se posicionou em pé e falou em alta voz, pois pretendia que toda a multidão de gente que estava naquele lugar o ouvisse!

Vou descrever aqui um ritual judaico bastante curioso que aprendi no livro “Suprema Necessidade” (Reinaldo Prestes Nogueira):

Esta festa citada no Evangelho de João era uma cerimônia que tinha o fito de comemorar o fato de Moisés, a milhares de anos atrás, ter ferido a rocha que estava em Horebe, de onde brotou torrentes de água para dessedentar o povo de Deus no deserto rumo à Terra Prometida (para compreender melhor leia Êxodo 17).

Ilustração de Moisés ferindo a rocha que estava em Horebe

O último dia de festa era um Sábado e destacava-se pelas suas cerimônias notáveis. E, num dado momento muito solene, o sacerdote trazia água em vasos dourados (o ouro puro simboliza o próprio Deus), mas não era qualquer água! Eram águas de Siloé! Torrentes que corriam por baixo do Templo! Então, o sacerdote pegava esta água que vinha em vasos dourados e derramava sobre o altar! Depois, em clima de festa e alegria, os judeus cantavam o Hallel (que em hebraico quer dizer louvor), cumprindo o que está escrito no livro do profeta Isaías (12:3), que diz: “Vós com alegria tirareis água das fontes da salvação.”

O Reservatório de Siloé ou Piscina de Siloé chamado em hebraico Selá, significa " Enviado”.
Tanque de Siloé



Foi precisamente nesse momento solene e relevante, quando todos recordavam a rocha ferida por Moisés e as águas que jorraram no deserto, foi exatamente nesse momento, que Jesus em sua majestade pôs-se em pé e em voz alta fez o convite: “Se alguém tem sede venha a mim e beba”.


Esta promessa foi reafirmada em Apocalipse 21:6:

“Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.”

Em resumo, aquela rocha de Horebe, ferida por Moisés, predisse a morte de Cristo no Calvário para nos salvar! E a água que dela brotou fez referência ao Espírito Santo! Era necessário que a “rocha” (Jesus) fosse ferida para que a “água” (Espírito Santo) fluísse!

Entendeu o plano de Deus?!

Jesus é a fonte, é o manancial! O Espírito Santo é a água! Glória a Deus!

Ninguém pode arrepender-se de seus pecados senão pela operação do Espírito, eis porque Ele é tão necessário! (João 16:8).

É o Espírito Santo quem nos fortalece e nos possibilita viver em Cristo!


MAS, ENTÃO, COMO BEBER DA ÁGUA DA VIDA?

A Bíblia diz que o mundo não pode receber o Espírito de Deus! Portanto, o primeiro passo, sem dúvidas, é aceitar a Jesus Cristo como Senhor e Salvador! É entregar a sua vida a Deus! É a confissão e arrependimento dos seus pecados!
Depois, você precisa buscar a presença de Deus, você precisa conhecê-lo cada dia mais! E isso se dá mediante a leitura e estudo da Sua Palavra, através da oração, do jejum, da obediência aos preceitos divinos! É preciso pedir e receber pela fé! É preciso desejar com toda a sinceridade de coração se aproximar de Deus!

Como disse no início, a sede é um dos impulsos mais fortes da natureza humana! E, no Salmo 42, disse o salmista:

“Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por Ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?”

Agora, voltando à amiga que estava doente (com câncer)... Na verdade, Deus queria que ela se fortalecesse em Sua presença para que pudesse passar por tamanho “deserto” em sua vida! Deus queria que ela bebesse da água da vida para que ela tivesse ânimo e coragem suficiente para vencer esta batalha! Deus queria que ela tivesse fé! Deus queria que ela descobrisse e conhecesse o Deus que pode todas as coisas! Deus queria que ela tivesse intimidade com o Deus que é oásis em meio ao deserto, que é chuva torrencial no sertão, que enche os vales, que abre rios nos ermos, que sacia o sedento, que refrigera a alma do aflito e que nos lava nos deixando mais puros que a branca lã!


 Foram quase 2 anos atribulados, quimioterapia, transplante de medula, quarentena, distanciamento da família, do marido, dos filhos, dos amigos, todos os pelos de seu corpo caíram, ela ficou bastante debilitada... entretanto, houve até quem fosse visitá-la para consolá-la e saiu de lá consolado e admirado com a força que ela tinha! Não era força humana, minhas amadas, foi Deus quem a fortaleceu! E agora, ela está viva, curada, poderosa, linda e loira para a glória de Deus! E espero que ela nunca deixe de beber da água da vida!

Quantas vezes eu já tive sonhos e revelações de Deus onde eu estava mergulhando num oceano, ou então, mergulhando num imenso rio e nele eu podia respirar normalmente e podia falar normalmente!!! E somente agora eu vim entender que enquanto eu dormia Deus me convidava a mergulhar no oceano do Espírito! Deus me convidava a mergulhar nos mais profundos rios da Sua presença! Aleluia!

Deus não quer que sejamos “desidratados espirituais”, mas Ele quer que nos fartemos da água da vida!


Não importa quão sofrida a sua vida seja! E quão sequíssima esteja a tua alma! Talvez o deserto, sertão ou “seca” da tua vida tem sido grande! Mas, hoje, se você quiser, poderá se apropriar da promessa de Deus que diz que rios de água viva correrão do seu ventre, ou seja, dentro de você! Dentro de você, hoje, agora, se você quiser, pode acontecer o milagre da abundância de água, de vida, de frutos, de beleza, de prosperidade! Basta que você tome, de graça, da água da vida!

Estendo para Ti as minhas mãos; a minha alma tem sede de Ti, como terra sedenta.
(Salmo 143:6)

Ó Deus, Tu és meu Deus; de madrugada Te buscarei. A minha alma tem sede de Ti; a minha carne Te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água.
(Salmo 63:1)


Os aflitos e necessitados buscam águas, e não há, e a sua língua se seca de sede; eu o SENHOR os ouvirei, eu, o Deus de Israel não os desampararei.
Abrirei rios em lugares altos, e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em lagos de águas, e a terra seca em mananciais de água.
(Isaías 41:17-18)

Ele descerá como chuva sobre a erva ceifada, como os chuveiros que umedecem a terra.
(Salmos 72:6)

E, contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações. 
(Atos 14:17)

Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,
Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.
(Hebreus 10:22-23)

Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado.
(Salmos 51:2)

Vinde então, e argui-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.
(Is 1:18)
  

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
(Salmos 23:1-3)

He restores my soul!

Não vos embriagueis com o vinho em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito!
(Efésios 5:18) 


E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
(Jeremias 29:13)


Esta música abaixo fará você entender melhor o sentido da postagem de hoje! Não deixe de ver esse vídeo! É importante!



Então, queridas pérolas de Deus, esse é o nosso grande desafio da vez! Beber bastante água (H20) por dia, mas, sobretudo, nos fartar abundantemente da água da vida!!!! QUEM ACEITA ESSE DESAFIO?!

8 comentários:

  1. "Existe um rio, Senhor
    Que flui do Teu grande amor
    Águas que correm do trono
    Águas que curam, que limpam

    Por onde o rio passar
    Tudo vai transformar
    Pois leva a vida do próprio Deus
    E este rio está neste lugar

    Quero beber do Teu rio, Senhor
    Sacia a minha sede, lava o meu interior
    Eu quero fluir em Tuas Águas
    Eu quero beber da Tua fonte
    Fonte de águas vivas
    Tú és a fonte, Senhor

    Tú és o rio, Senhor
    Tú és a fonte, Senhor"
    (DIANTE DO TRONO)

    AMIGA, AMEI A POSTAGEM E ESPERO PODER BEBER DA ÁGUA DO RIO DO SENHOR, PARA QUE MEU SER SE PURIFIQUE E EU CONSIGA A CADA DIA ME APROXIMAR MAIS DE DEUS, E ENTENDER A VONTADE DELE PARA MINHA VIDA.

    ResponderExcluir
  2. Amigaaaaaaaaaaa!!!! Muito bom você ter lembrando esse louvor! Ele é lindo! Não me recordava dele, mas tem tudo a ver com a postagem!
    É isso mesmo! Você está certa! E estamos juntas nessa caminhada de amor ao Senhor!
    Muito obrigada pela sua participação! Amei!

    ResponderExcluir
  3. Como viver sem água gente?!Eu amo tomar água e graças a Deus meus filhos e marido também! Quanto a água da vida minha alma é insaciável, enquanto escrevo este comentário sinto vontade de mergulhar neste manancial que Cassiane canta!Evelyn que Deus continue te usando para saciar muiiitos sedentos da água da vida!!!Um grande abraço.Rosângela Oliveira

    ResponderExcluir
  4. ROSÂNGELA: muito obrigada pela sua participação, querida! Eu tenho esse mesmo desejo! Eu quero hoje mergulhar nos rios do Espírito e cada dia mais e mais!

    ResponderExcluir
  5. Amiga,Confesso a Vc que essa Postagem foi a que mais mim tocou !que Lindo ! a História da sua Amiga muito Interessante.Fiquei me Lembrando,das vezes que Deus se Revelou pra mim,me mostrando um Rio de águas vivas ! me indentifiquei qndo vc disse que tv Revelações mergulhando no Rio.uma vez eu estava orando a tarde me preparando para ministrar a palavra,eu dizia:Senhor quero Mergulhar no te Rio...Dai eu me via,submergida no rio de Deus ! qndo eu me abaixava as águas me cobriam qndo eu me lavantava,as águas ficavamno meu pescoço e eu percebia que eu podia Respirar em baixo da água ! Rs...Deus me disse...qnto mais vc desce na minha presença vc está mergulhando nos meus rios...eu estou te cobrindo...vc está protegida o meu Espirito está sobre vc !...Glória A Deus !! A minha Alma parece um deserto porque eu nunca me sinto saciada ! sempre quero Beber dessa água...é cm no Natural,a gente sempre volta a Beber...se o desafio é beber dessa água?eu aceito ! e Hoje mesmo vou Beber dessa água ! e baseada nessa mensagem eu vou dizer jesus faça fluir o teu rio na minha vida ! no meu ministério.Ah ! cm Preciso !!!...outra Revelação que tv,foi com meu Esposo uma vez estavámos atravessando uma luta tão Grande ! então concordamos em orar juntos ! dai na madrugada,eu estava cansada...e de mãos dadas oravámos...eu dei aquela coxilada Rsrsrs...mais continuei a orar com a voz embargada pelo sono e cansaço !...ás vezes parava..continuava...então em visão eu vi,uma lavanderia antiga tipo qndo aquelas mulheres lavavam Roups no rio Lembra? da tinha uma torneira que derramava água em uma Bacia de Aluminio,pratiada,e qnto mais eu orava mais intencidade da água aumentava ! qndo eu parava um pouco...a intencidade diminuia...dai o Espirito testificou em mim e disse:olha oque acontece,qndo oramos juntos?fiquei imaginando td a igreja orando..Rs..acredito que uma cachoeira é aberta ! águas que transformam..purificam..curam ! Deus me deu naquele dia jeremias 47 que fala das água que viam do trono de Deus e que traziam vida aquilo que estava morto ! eu creio amiga que vc tbém receba vida na sua casa a cada dia ! que essas águas tragam seus sonhos realizados ! Glória a Deus ! abraço que Deus continue te usando te amo.

    ResponderExcluir
  6. MICAL CARVALHO: Amiga, que comentário poderoso! Muito obrigada por compartilhar experiências suas aqui no meu blog! Que coisa tremenda! Estou muito admirada com isso tudo! Glória a Deus! Também me sinto sempre insaciável, sempre com sede, sempre clamando por água! Quanto mais tenho mais quero! Aleluia! Muito profundo a forma como Deus se revela a você! Desejo que você seja cada dia mais cheia e transbordante do Espírito Santo! Vamos juntas rumo a esse desafio! Também amo você!

    ResponderExcluir
  7. MICAL CARVALHO: Amiga, ainda quero falar mais sobre seu comentário... Você acredita que esses dias eu estava orando pedindo a Deus que me mostrasse o que acontece no mundo espiritual quando a gente ora?! Estou maravilhada com essa visão que Deus te deu na torneira derramando água! E quanto mais oramos, mais a intensidade da água aumenta! Glória a Deus! Eu não tive nenhuma visão quanto a isso, mas Deus acabou de me dar a resposta através da experiência que você teve! Amiga, continue assim, sempre sendo esse canal de Deus! beijo!

    ResponderExcluir
  8. Ô Amiga ! que Maravilha !...quero aqui Corrigir o texto que na verdade foi Ezequiel 47 por um instante me equivoquei...Rsrsrs...que bom que Deus lhe deu a Resposta que vc precisava,Glória a Deus ! Gostei muito do seu comentário acredite que Lí palavra por palavra ! que muito me Edificou e me incentivou a Orar mais !...bj grande querida Amiga ! que o senhor te preserve sempre assim,Inteligente,Sábia...e Especial !!!

    ResponderExcluir