Mulheres, Filhas, Amigas, Mães - Expressão do Amor de Deus

Mulheres, Filhas, Amigas, Mães - Expressão do Amor de Deus
"Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas..."

Páginas

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

MÁQUINA DO TEMPO


Olá, queridas Pérolas! Já faz algum tempo que não nos comunicamos! É verdade que deixei nosso blog um pouco de lado, pois estive me dedicando a um lindo presente que o Senhor me deu no ano de 2012, a minha princesinha, a minha Gisele que nasceu em setembro no mesmo dia do meu aniversário. Uma grande emoção!
A gestação foi tranquila, porém cansativa. Não foi nada fácil carregar aquele barrigão (risos), depois tive que enfrentar uma depressão pós-parto, mas, agora tudo vai bem, graças ao nosso bom Deus! Três meses já se passaram desde o nascimento da minha filha e já me sinto em condições de retomar as nossas reflexões. Creio que aos poucos contarei essa experiência em minha vida.

31 semanas de Gestação
Momento do parto
Gisele recém-nascida (ainda na maternidade)
Foto atual

 Ser mãe de primeira viagem não é nada fácil, a princípio tudo nos assusta demasiadamente: um choro, um engasgo, até mesmo quando ela levava a manta ao rostinho eu achava que ia sufocar... Ah... às vezes eu penso que seria bom voltar no tempo... Cometeria menos erros em face da inexperiência e minha filha teria passado menos “sufoco”. Também sinto saudades dela miudinha, recém-nascida, tão frágil... Aí isso me fez perceber que não são poucas as situações em nossas vidas nas quais desejamos voltar no tempo. Eu mesma, inúmeras vezes, tive vontade de reiniciar e corrigir tantos erros e tropeços que já cometi! Na vida pessoal, profissional e mesmo espiritual... Quantas vezes trancada em meu quarto me deixava levar pela imaginação e em minha mente criava toda uma situação de retorno ao passado... O que eu faria... O que não faria... Fico imaginando uma situação semelhante ao filme dos anos 80 “De volta para o futuro” e desejando uma máquina do tempo.



“Recomeçar é mais difícil que começar, pois requer a coragem do início e a superação do fracasso”. (Flávia Barros)

A verdade mesmo é que máquinas do tempo não existem (pelo menos não que eu saiba) e que a gente tem que aprender a viver com o que temos, com o que já construímos, lutando dia após dia para acertarmos, para sermos pessoas melhores e, muitas vezes, tendo que ter coragem para desistir de algumas coisas e força para recomeçar de uma maneira diferente.

Assim serviu Jacó sete anos por Raquel; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava.
E disse Jacó a Labão: Dá-me minha mulher, porque meus dias são cumpridos, para que eu me case com ela.
Então reuniu Labão a todos os homens daquele lugar, e fez um banquete.
E aconteceu, à tarde, que tomou Lia, sua filha, e trouxe-a a Jacó que a possuiu.
E Labão deu sua serva Zilpa a Lia, sua filha, por serva.
E aconteceu que pela manhã, viu que era Lia; pelo que disse a Labão: Por que me fizeste isso? Não te tenho servido por Raquel? Por que então me enganaste?
E disse Labão: Não se faz assim no nosso lugar, que a menor se dê antes da primogênita.
Cumpre a semana desta; então te daremos também a outra, pelo serviço que ainda outros sete anos comigo servires.
E Jacó fez assim, e cumpriu a semana de Lia; então lhe deu por mulher Raquel sua filha.
E Labão deu sua serva Bila por serva a Raquel, sua filha.
E possuiu também a Raquel, e amou também a Raquel mais do que a Lia e serviu com ele ainda outros sete anos. 
(Gênesis 29:20-30)

No livro de Gênesis encontramos relatada essa história de perseverança em que um homem (Jacó) submeteu-se a uma situação degradante e desonrosa para alcançar o seu sonho (casar-se com a mulher amada – Raquel). Ele empregou todos os seus esforços em sete anos de trabalho e acreditava piamente que ao final desse período o seu trabalho lograria êxito, entretanto, viu-se enganado por seu sogro que se aproveitou de um costume da época, em que a noiva era entregue vedada ao noivo, para casar Lia, sua filha mais velha.
Queridas, não é fácil investir esforços, gastar tempo e muitas vezes dinheiro contando com um resultado provável e no fim de tudo fracassarmos em nosso propósito. Mais difícil ainda é admitir o fracasso e reinicializar tudo. É preciso coragem. É preciso decisão.
Jacó nos dá uma lição quando se compromete a trabalhar mais sete anos para se casar com Raquel, numa circunstância onde ele poderia ter se entregue ao cansaço e ter se conformado com Lia ou poderia ainda viver uma vida de frustração, revolta e recordações do passado. Talvez, nesse momento de sua vida, Jacó tivesse desejado, assim como nós, possuir uma máquina do tempo, voltar ao passado e corrigir o engano. Mas ao invés de viver se lamentado, ele decidiu persistir, recomeçar e, desse modo, garantiu a sua vitória, casou-se com a mulher amada e com ela gerou um filho, José, que anos mais tarde viria a ser o Governador do Egito, o homem que salvou a humanidade da fome.


“As atitudes revelam oportunidades que a passividade teria deixado escondidas. A história nos ensina que as pessoas passivas sucumbem às suas desculpas e submetem-se aos seus temores.” (Maquiavel)

Eu compreendo que muitas de vocês tenham começado a trabalhar muito cedo e agora já com 30, 40 ou 50 anos talvez não tenham conquistado uma posição de segurança ou ainda você pode estar estudando há tantos anos e não ter conseguido o seu objetivo... É mesmo difícil olhar para trás e ver que anos de esforços não valeram de nada! Mas, Deus está falando com você nesse momento! Não se lamente por todo esforço desperdiçado e nem viva uma vida de frustração achando que jamais irá conseguir! Passe uma borracha! Esqueça “o leite derramado” e trabalhe mais, e persista mais, recomece, reinicie, zere o placar e trabalhe mais “sete anos” como Jacó. Talvez a sua “Raquel” seja uma estabilidade financeira, ou uma estruturação familiar, ou ainda mesmo uma cura. Não importa qual seja o seu sonho, saiba que é possível alcança-lo, só depende de você!

“Nos sucessos tomamos o cálice da alegria, nos fracassos tomamos o cálice da experiência” (Augusto Cury)

Casar-se com Raquel era o projeto de vida de Jacó.

QUAL O SEU PROJETO DE VIDA?

A sua atitude de persistência pode vir a gerar um “José”, ou seja, se você perseverar estará garantindo um futuro brilhante.


“Desejos não resistem às dificuldades da vida, sonhos são projetos de vida, sobrevivem ao caos.” (Augusto Cury)




“Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis (...)”
(2 Crônicas 32:7)




4 comentários:

  1. Emeu preciso dizer,que essa postagem na minha opinião foi uma das melhores !talvez,porque foi a que mais me tocou ...foi profunda a forma como vc abordou a luta de jacó,fazendo um paralelo com os nossos projetos e sonhos ...tbém gostei muito de rever alguns momentos da sua gestação que lindo !querida amiga,Deus continue te abençoando te enchendo de graça,e sabedoria :-) que esse novo ano seja mais um ano de grandes vitórias !!!recomeçar é mais difícil que começar ...concordo plenamente !mais vou guardar essa palavra durante td esse ano,vou lutar mais 7 anos,pela minha Raquel ...meus sonhos !abraços grande bj







    ResponderExcluir
  2. Foi muito profundo o que você relata, e nas suas palavras pude notar um pouco tbm de mim, das vezes que cai e me levantei para atingir meus sonhos, sei que um dia chegarei lá, mas posso te dizer que não é fácil e por isso mesmo, será muito mais saboroso quando chegar o SUCESSO.Parabéns e gostaria de deixar registrado que você deveria pensar em publicar seus pensamentos, pois eles são inspiradores e poderá ajudar outras pessoas. Vou compartilhando suas mensagens do blog para que outros possam conhecer a sua força nas palavras. TE AMO sobrinha linda.

    ResponderExcluir
  3. Seu relato me fez pensar sobre meus sonhos e o quanto eu já cai e levantei para alcançar meus objetivos e que posso te confirmar não é Fácil, e por isso será muito mais saboroso a VITÓRIA, pois através das dificuldades que encontramos o verdadeiro sentido de lutar e apreciar o sucesso.Suas palavras tocam no mais fundo de meio intimo e me faz querer seguir em busca no que venho traçando ao longo da minha vida. Parabéns por suas palavras fortes e do sentimento tão claro pelas coisas, elas são inspirações para olharmos para nós mesmos e tentarmos refletir no que queremos de fato. Minha sobrinha Linda e que amo tanto, vou divulgar suas palavras registradas no blog para que outras pessoas conheçam a força de suas palavras e que elas possam encontrar motivação para buscar o que desejam.

    ResponderExcluir