Mulheres, Filhas, Amigas, Mães - Expressão do Amor de Deus

Mulheres, Filhas, Amigas, Mães - Expressão do Amor de Deus
"Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas..."

Páginas

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

BATENDO À PORTA ERRADA



Não faz muito tempo convidei minha mãe e minha irmã para passar uma tarde comigo e com a Gigi na minha casa. Minha mãe chegou cedo, mas a minha irmã demorou demais. Sabíamos que ela viria direto da faculdade para minha casa e sabíamos também que ela havia esquecido seu telefone celular em casa, pois conseguiu ligar do telefone de uma amiga para avisar quando ainda estava na aula. Sabíamos também que o trajeto era um pouco distante e o transporte difícil, mas nada conseguia justificar tanta demora.
Esperei-a para almoçar, acabei almoçando sem ela. Não tirei a mesa esperando-a, o almoço esfriou. A essas alturas minha mãe não parava de falar no assunto e eu dizia: “_Acho que ela desistiu de vir.” As horas se passaram... Ei-la à porta! Exausta! Indignada! Mas o que de fato aconteceu? Ela havia chegado cedo, mas errou o bloco e o apartamento e estava todo esse tempo batendo na porta de um apartamento desocupado no bloco vizinho!!! Jamais esperávamos que isso fosse acontecer, pois ela já tinha vindo na minha casa outras vezes!
Completando a história, ela nos contou que chegou cedo e que foi nesse apartamento achando que era o meu e bateu, bateu e bateu exaustivamente na porta, chamou, sentou no degrau da escada para esperar, tornava a bater e tornava a sentar... Nesse momento ela estava com raiva de mim, pois achava que eu tinha marcado com ela e que tinha saído de casa. Como ela tinha esquecido o telefone não tinha como nos comunicarmos. E a raiva dela cresceu tanto e o cansaço já era tão grande que ela resolveu ir embora, esgotada e super chateada, mas, ao passar pela portaria resolveu pedir ao porteiro para interfonar, pois achava que não tinha ninguém em casa. O porteiro, que já sabia que ela era minha irmã e por isso a deixou entrar sem pedir identificação, respondeu: “_Ela está em casa sim, sua mãe também está aí desde cedo.”  E no meio da conversa ela descobriu que estava batendo na porta errada. Nesse passo, a raiva que ela estava de mim se converteu em raiva de si própria por motivos simples: Por que havia batido na porta errada por tanto tempo? E por que não pediu logo uma orientação ao porteiro?
Bom... Mas o importante é que ela chegou a tempo de termos uma tarde agradável e eu a recepcionei com um lanche bem gostoso.


Essa historinha verídica serve apenas como ilustração para a nossa reflexão de hoje. O problema é que em nossas vidas acabamos esgotando nossas forças seguindo na direção errada, insistindo em coisas que não vão dar certo, usando todos os recursos em ideias “furadas” pelo simples fato de termos nos apegado a algo que achávamos que era o certo. São as tais ideias fixas.

E ouviu isto o rei Herodes (porque o nome de Jesus se tornara notório), e disse: João, o que batizava, ressuscitou dentre os mortos, e por isso estas maravilhas operam nele.
Outros diziam: É Elias. E diziam outros: É um profeta, ou como um dos profetas. Herodes, porém, ouvindo isto, disse: Este é João, que mandei degolar; ressuscitou dentre os mortos.
Porquanto o mesmo Herodes mandara prender a João, e encerrá-lo maniatado no cárcere, por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão, porquanto tinha casado com ela.
Pois João dizia a Herodes: Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão.
E Herodias o espiava, e queria matá-lo, mas não podia.
Porque Herodes temia a João, sabendo que era homem justo e santo; e guardava-o com segurança, e fazia muitas coisas, atendendo-o, e de boa mente o ouvia.
E, chegando uma ocasião favorável em que Herodes, no dia dos seus anos, dava uma ceia aos grandes, e tribunos, e príncipes da Galiléia,
Entrou a filha da mesma Herodias, e dançou, e agradou a Herodes e aos que estavam com ele à mesa. Disse então o rei à menina: Pede-me o que quiseres, e eu to darei.
E jurou-lhe, dizendo: Tudo o que me pedires te darei, até metade do meu reino.
E, saindo ela, perguntou a sua mãe: Que pedirei? E ela disse: A cabeça de João o Batista. 
(Marcos 6:14-24)

Ontem estava assistindo uma ministração do Pr. Cláudio Duarte (Deus, salve minha família II) e ele deu uma breve explicação que me fez meditar sobre essas ideias fixas. Em breves palavras ele relatou a história de Herodias, mulher de Filipe, mas que abandonara o marido e vivia em transgressão com o irmão dele, Herodes Antipas. Tal adultério fora denunciado pelo homem de Deus, João Batista, o que acabou se tornando um assunto de alvoroço público. Desse modo, o coração de Herodias adoeceu e guardou profundo rancor contra João. Chegou então o dia do aniversário de Herodes e o reino entrou em festa. Sua enteada, Salomé, apresentou-lhe uma dança que ele muito apreciou e por conta disso lhe prometeu que daria até metade do reino se assim ela desejasse. Sempre uma boa filha, Salomé correu para pedir conselho à mãe, Herodias. Deveria pedir um esplêndido palácio ou uma parte do tesouro real? Herodias, porém, só tinha uma coisa em mente: vingança. E quando Salomé voltou ao salão do banquete para dar sua resposta ao rei Herodes, surpreendeu a todos pedindo a cabeça de João Batista numa bandeja, sob a ordem de sua mãe.


MAS PARA QUÊ SERVIRIA A CABEÇA DE UM MORTO????

HERODIAS SE APEGOU A VINGANÇA E PERDEU METADE DE UM REINO!

QUANTAS VEZES NOS FIXAMOS EM IDEIAS E ATITUDES TÃO MEDÍOCRES QUANDO DEUS TEM TESOURO REAL PARA NOS DAR?!

Agora, preste bastante atenção! Você já teve a sensação de que a sua vida está estagnada? De que anos e anos se passaram e ainda estão se passando sem que nada mude? Quantas vezes você já pensou que em sua vida nada está acontecendo?



Minha querida pérola, se é assim que você se sente a maior parte do tempo, não seria a hora de você buscar alinhar seus sonhos aos propósitos divinos?

Veja o exemplo de Herodias e compreenda que às vezes as ideias fixas podem ser perigosas! Pior, você pode incorrer no risco de bater à porta errada durante toda uma vida!
Veja o exemplo que citei logo no início desta postagem! Minha irmã batia à porta errada e estava zangada comigo porque eu, no entendimento dela, não estava lá para lhe abrir a porta, mas na verdade eu estava no lugar certo, esperando-a chegar, ansiosamente, com um “banquete” à mesa. Agora, imagine a situação! Você zangada com Deus, magoada porque as portas não se abrem, enquanto Deus te aguarda com até “metade do seu reino”, quero dizer, com tesouros celestiais para te dar! Só que você se fixou em seu próprio caminho, em suas próprias ideias e sonhos e acabou excluindo o Senhor da sua vida.
Às vezes ansiamos tanto por algo, lutamos tanto pelos nossos sonhos que eles podem acabar se tornando um ídolo em nossas vidas. E Deus, amadas, não tolera a idolatria.


Portanto, meus amados, fugi da idolatria.1 Coríntios 10:14

O castigo da vossa perversidade eles farão recair sobre vós, e levareis os pecados dos vossos ídolos; e sabereis que eu sou o Senhor DEUS.Ezequiel 23:49
                     
Portanto fala com eles, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Qualquer homem da casa de Israel, que LEVANTAR OS SEUS ÍDOLOS NO SEU CORAÇÃO, e puser o tropeço da sua maldade diante da sua face, e vier ao profeta, eu, o SENHOR, vindo ele, lhe responderei conforme a multidão dos seus ídolos;Ezequiel 14:4


E aí que mora o perigo! Talvez você tenha levantado o seu sonho como um ídolo no seu coração e ele acabou por tomar o lugar de Deus em sua vida. Sendo isto verdade, queridas, lamento informar, seus sonhos, seus esforços serão em vão.


“Você não verá seu sonho realizado até que o submeta ao Senhor” (Stormie Omartian)

“Se são sonhos e visões pessoais que não procedem de Deus, experimentaremos uma vida sem satisfação e nos desgastaremos tentando realiza-los.” (Stormie Omartian)

Isso me faz recordar o episódio bíblico em que Deus pede a Abraão que sacrifique o seu filho da Promessa: Isaque. Durante toda uma vida Abraão sonhou com esse filho e agora, quando finalmente podia embalá-lo em seus braços, Deus pede a sua vida. Mas Abraão escolheu submeter o seu sonho ao Senhor e prontamente se preparou para o sacrifício, acreditando que Deus poderia ressuscitar seu filho dentre os mortos. Nesse momento o anjo do Senhor impede o ritual porquanto a prova da fidelidade de Abraão e do seu compromisso e amor por Deus já estava dada. (Gênesis 22)
Você é o Abraão da vez e Isaque é o seu sonho! Você teria coragem de renunciar aos seus sonhos, todos eles, por amor a Deus? Ainda que seus sonhos morram, você acredita que Deus poderá ressuscitá-los dentre os mortos? Ainda mais vivo, renovado, com uma nova "roupagem", mais forte e mais profundo? Entretanto, repito, você tem coragem de renunciá-los sem esperar nada em troca?



SEU SONHO NÃO PODE SE TORNAR SEU ÍDOLO!!!

SEUS SONHOS PRECISAM E DEVEM SER SUBMETIDOS A DEUS!!!

SE VOCÊ NÃO SUBMETER SEUS SONHOS A DEUS PASSARÁ TODA A VIDA SE DESGASTANDO PARA REALIZÁ-LO!!!

SE VOCÊ NÃO SUBMETER SEUS SONHOS A DEUS VIVERÁ SEM SATISFAÇÃO!!!

Por fim, voltando a nossa ilustração, a raiva que minha irmã estava sentindo de mim se converteu em raiva de si mesmo quando descobriu que era ela que estava batendo à porta errada. E mais, indignou-se por dois motivos extras:

  • Porque gastou muito tempo batendo na porta errada quando poderia ter ido embora logo.
  •  Porque não pediu logo a orientação ao porteiro do prédio. 

Minha amada, aqui concluo dizendo, peça sempre e previamente orientação a Deus para tudo em sua vida. Não se esgote para depois tomar essa atitude.

A DIREÇÃO DE DEUS TE LIVRARÁ DE MUITOS CANSAÇOS E DESGOSTOS!!!!

AFINAL, DEUS TEM ATÉ “METADE DO REINO” PARA TE DAR!

Querida, será que não é o momento de perguntar a Deus se você não está batendo à porta errada????

ESQUEÇA “A CABEÇA DE JOÃO BATISTA”, QUE NENHUM PROVEITO TE TRARÁ E OPTE PELOS TESOUROS REAIS!!!



5 comentários:

  1. Profundo!Que eu possa sempre submeter meus sonhos a Deus,assim serei direcionada à porta certa, e encontrarei os tesouros reais (que jamais serão mais importantes que meu Deus). Olha Andréa, que Deus te capacite cada vez mais, foi muito bom ter lido esta postagem (Confesso que fiquei tristinha pela Aline, rsrs Beijão pra ela!)Beijo pra vc e Gigi.
    [PRISCILLA BARBOSA]

    ResponderExcluir
  2. É VERDADE..............É POR ISSO DEUS NOS DEU UMA FERRAMENTA CHAMADA ORAÇÃO.............ATRAVÉS DA ORAÇÃO TEMOS A ORIENTAÇÃO DE DEUS (E NÃO DE HERODIAS), POR ISSO OUVIMOS A VOZ DELE PASSO A PASSO ATÉ A PORTA CERTA, E ELE NOS DIZ VOCÊ VAI CHEGAR À PORTA, EU TE DOU VISÃO DO CAMINHO QUE VAIS PERCORRER.......PRIMEIRO VOCÊ VAI PASSAR PELA LAMA, DEPOIS PELOS ESPINHOS, DEPOIS PELO DESERTO, DEPOIS PELO VALE......E NO FIM DO VALE ESTÁ A SUA PORTA CERTA.............E PARA QUE VC TENHA EXPERIÊNCIA, MATURIDADE, SABEDORIA, UNÇÃO, GRAÇA, REVELAÇÃO, E ESTRUTURA PARA VIVER APÓS A PORTA VC PASSARÁ POR TUDO ISSO AGORA!!! E POR ISSO VAMOS VIVENDO E DEUS FALANDO CONOSCO DAS MAIS DIVERSAS FORMAS E PESSOAS E DENTRO DE NOSSO SER TAMBÉM E ASSIM VAMOS NOS APROXIMANDO DA PORTA ATRAVÉS DA ORIENTAÇÃO DE DEUS E NÃO DE HERODIAS!!!!

    ResponderExcluir
  3. kkkkkk nossa me lembro desse dia. Que os nossos sonhos estejam sempre direcionados na vontade de Deus e que nós não venhamos a perder tempo batendo em portas erradas, assim como eu fiz. O tremendo é saber que Deus nos espera de braços abertos, oh glória!

    ResponderExcluir