Mulheres, Filhas, Amigas, Mães - Expressão do Amor de Deus

Mulheres, Filhas, Amigas, Mães - Expressão do Amor de Deus
"Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas..."

Páginas

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

2º DESAFIO: Confissões e Arrependimento - UM PEQUENO DESVIO MUDA TODO O CURSO

Certo dia, no início desse ano, voltava com minha amiga e sócia do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Víamos conversando sobre nossas vidas, nossas escolhas, onde tínhamos acertado e onde tínhamos errado. Comentamos sobre pequenos maus passos que demos e nos surpreendemos ao avaliar todas as consequências negativas deles.

Descontraidamente mudamos de assunto quando, de repente, bem diante de nós, a via em que trafegávamos estava em obra e uma placa enorme com uma seta desenhada apontava para a direita indicando: DESVIO.


deviation


Não havia escolha!
Entramos na rua indicada, mas, não conseguíamos achar a saída que nos levasse pouco adiante ao ponto em que tínhamos “desviado” e não conseguíamos achar nenhuma outra saída alternativa que nos levasse ao nosso destino, pior, estávamos num local absolutamente desconhecido!
Foi quando minha amiga suspirou: “_É... realmente, um pequeno desvio muda todo o curso da história!” Na hora caímos na gargalhada e nos recordamos do que há pouco tínhamos conversado.
Ficamos perdidas em Maceió por mais de 10 minutos. E logo eu que achava que se perder em Maceió era impossível!

Há uma frase de peso que li no livro “O Poder da Mulher que Ora”, da autora Stormie Omartian, diz assim:

“Nada é mais pesado do que o pecado. Não percebemos quanto ele é pesado até que sintamos seu peso esmagador trazendo morte para nossa alma. Não sentimos quanto ele é destrutivo até que demos de cara com o muro que se ergueu entre nós e Deus por causa do pecado.”


É nesse mesmo sentido que proclamou o profeta Isaías (59:1-2) quando disse, cheio do Espírito de Deus, que a mão do Senhor não está encolhida para nos salvar e que nem Seus ouvidos estão agravados de forma que não possa nos ouvir, mas são as nossas iniquidades que FAZEM DIVISÃO ENTRE NÓS E O NOSSO DEUS, são os nossos pecados que nos encobrem perante a face de Deus e, por isso, não conseguimos entender os desígnios do Senhor para nossas vidas.
Eu sei que o mundo de hoje disponibiliza muitas ofertas e que na correria do dia a dia muitas de nós acabamos por aceitar ou ao menos sermos coniventes com algumas delas.

Mas, já perceberam que a sequência de “pequenos pecados” que vamos aceitando no dia a dia acaba por mascarar a natureza iníqua deles?



Digo isso porque vejo que quando começamos a cometer certos pecados repetidas vezes vamos nos acostumando com eles ao ponto deles se incorporarem em nossas vidas de uma forma que os achemos normais, naturais ou bobagens. Veja alguns exemplos que a irmã Stormie Omartian dá em seu livro:


  • ·         A incredulidade é pecado – você alguma vez já duvidou de que Deus pode fazer aquilo que Ele promete em sua Palavra?
  • ·         A fofoca é pecado – você já fez algum comentário sobre outra pessoa que não foi lisonjeiro?
  • ·         O egoísmo é pecado – você já teve uma atitude de desamor para com outra pessoa?

Eu aproveito esse momento para citar também mais alguns exemplos:


sin
  • ·         A inveja é pecado – você alguma vez já ficou incomodado com a vitória do seu irmão?
  • ·         A injúria é pecado – você alguma vez já humilhou alguém por alguma característica dessa pessoa?
  • ·         A difamação é pecado – você alguma vez já propagou os erros dos outros, mesmo eles sendo verdadeiros, sabendo que isso irá prejudicar a imagem da pessoa?
  • ·         A prepotência é pecado – você já se sentiu melhor que os outros e fez questão de se exaltar para humilhar as demais pessoas?

Precisamos refletir melhor sobre nossas atitudes!

Esses são exemplos de pecados que vão se incorporando pouco a pouco em nossas vidas de modo que não percebemos os estragos que eles provocam! Além do mais, a Bíblia diz quem “um abismo chama outro abismo” (Sl 42:7) e isso quer dizer que quando permitimos que um pecado abra uma fenda na nossa comunhão com Cristo quando menos percebermos já será uma cratera!

E dia após dia vamos pecando e desconsiderando as consequências que isso nos traz até que então, diante de determinadas circunstâncias, quando sentimos a necessidade de buscar a Deus e de obter dEle uma direção, aí vem o susto: DAMOS DE CARA NO MURO! E A PANCADA É FORTE MESMO! CAUSA DOR E DECEPÇÃO! Perdemos o acesso ao Pai! Estamos tão encobertos pelos nossos pecados que nossas orações não chegam ao céu, não chegam ao trono de Deus! Entendam, minhas caras, não são os ouvidos de Deus que estão defeituosos! Tão pouco estão mirradas as Suas mãos! Mas somos nós que estamos completamente cobertas pela lama imunda dos nossos pecados.



Quantas de nós já não experimentou um esfriamento espiritual terrível? Nada nos toca! Nada mexe conosco! A pregação da Palavra de Deus parece não provocar nenhum efeito sobre nossas vidas, os louvores a Deus já não nos leva à adoração como outrora, ficamos tão geladas que mais parecemos um pedaço de gelo!

E agora, como viver sem a direção divina?!

Às vezes, na caminhada da vida nos deparamos com “placas de desvio” e nos vemos em situações em que não temos alternativa senão nos curvarmos diante das ofertas do mundo. Seja na família, no bairro, condomínio ou, principalmente, no trabalho. Mas, minhas queridas, uma coisa eu voz digo, nessa nossa caminhada espiritual não podemos olhar para a direita, nem para a esquerda, mas devemos nos concentrar no alvo que é Jesus! Não se curve diante de uma oferta que seja contrária a Palavra de Deus e que seja contrária ao propósito do Senhor para a sua vida! Pois certamente irás sofrer consequências muito negativas!
A verdade é que na vida espiritual, se você se desviar da caminhada irá parar num local totalmente desconhecido!  E num local desconhecido não há segurança, não há perspectivas! Se você se desviar do caminho irá se distanciar das tuas vitórias, das tuas realizações! Não há caminhos alternativos quando o assunto é Salvação! Você terá que retornar e tomar do ponto onde parou!


DISTANCIAR-SE DE DEUS NOS DEIXA TÃO DESNORTEADOS QUE ATÉ TOMAR DECISÕES CORRIQUEIRAS COM PRUDÊNCIA SE TORNA DIFÍCIL!

E NÃO HÁ NADA MAIS PAVOROSO DO QUE NÃO ENCONTRAR A SAÍDA!

Você já viu alguém num labirinto ou já esteve em algum?! É a mesma coisa! A vida distante da vontade de Deus nos faz andar em círculos, nos faz andar errantes, não nos permite enxergar o que vem além! Perdemos a visão espiritual e o acesso ao Pai!

UM PEQUENO DESVIO PODERÁ MUDAR TODO O CURSO DA SUA HISTÓRIA!

Você já imaginou que Deus tem planos para a sua vida?! Ele tem projetos e sonhos para realizar ao seu favor! Deus escreveu para você uma história de felicidade! E se você tomar um caminho diverso estará se distanciando de todos os tesouros que Deus tem reservado para você (Is 45:3).
Nesse mundo, não há nada mais precioso do que ter a direção de Deus para nos orientar ante as dificuldades, para nos guiar em passos seguros num lugar tão cheio de oscilações.
Eu tenho experiências muito singulares quando o assunto é a direção de Deus, tanto que, o primeiro versículo bíblico que eu li na vida diz “Guia meus passos pelos Teus caminhos para que as minhas pegadas não vacilem” (Sl 17:5) e essa oração tem sido algo muito marcante pra mim! Mas, confesso, houve momentos em que não considerai a direção divina e, acreditem, eu não gostei nada das consequências!


"A single Christian with Bible in hand can say that the majority is wrong."

Bom... Mas o problema é que já existe esse muro tão alto entre você e Deus! E agora, o que fazer?! Só te resta uma alternativa: CONFESSAR E ARREPENDER-SE!

“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que confessa e deixa alcançará misericórdia” (Pv 28:13).


Isso não quer dizer que você vai sair por aí tocando trombeta e divulgando os seus erros! Não! Não faça isso! Isso quer dizer que você terá que tomar duas atitudes:

1)    Confessar a Deus todos os seus pecados
2)    Arrepender-se das coisas que acabou de confessar

Agora, veja só que pérola ainda encontrei nesse livro que li:

“Uma coisa é reconhecer que você fez algo errado e desobedeceu às leis de Deus; outra é entristecer-se com isso a ponto de resolver com determinação jamais fazer tal coisa de novo. Isso é arrependimento. Arrepender-se significa mudar de ideia (...) Arrepender-se de algo não significa necessariamente que jamais vamos cometer aquele pecado outra vez. Significa que não temos a intenção de cometê-lo outra vez. Assim, se você se pegar confessando o mesmo pecado outra vez depois de tê-lo confessado há pouco tempo e se arrependido dele, prossiga com sua confissão. Não deixe que o inimigo coloque o laço da culpa em seu pescoço e grite palavras de fracasso ao seu ouvido. Confesse e arrependa-se quantas vezes for preciso até poder dar um coice no inimigo e ver que você venceu a batalha com esse problema.”

E ainda arremata:

“VOCÊ PODE MUDAR O RUMO DAS COISAS EM SUA VIDA QUANDO SE VOLTA PARA O SENHOR E SE ARREPENDE.”

O arrependimento te fará recomeçar e alcançar o real propósito de Deus para você: a FELICIDADE!
Querida, não permita que o “processo de morte” se inicie ou se prolongue em sua vida! Hoje, ainda hoje, aceite esse desafio de confissão e arrependimento. Reconcilie-se agora com Deus, o sacrifício de Jesus na cruz permite isso! E você verá esse muro que está diante de você ruir ao chão! Você, pérola amada, será liberta nesse momento!



“Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto”(Sl 32:1).

“Vinde então, e argui-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.(Is 1:18)

6 comentários:

  1. DEUS SEJA LOUVADO PARA SEMPRE!!! QUE TODAS AS SERVAS E SERVOS DE DEUS LEIAM E SE APROPRIEM DA BENÇÃO DO ARREPENDIMENTO!!! DA CONFISSÃO DE SEUS PECADOS DIANTE DO SENHOR JESUS!!! OH, COMO É MARAVILHOSO SENTIR O PERDÃO DO SENHOR E PODER VOLTAR AONDE CAÍMOS!!!! SÓ SABE O IMENSO VALOR DO PERDÃO DE DEUS QUEM JÁ RECEBEU!!! E QUÃO GRANDE E VALIOSO É PERMANECER EM COMUNHÃO .....REALMENTE A BEIRA DO RIO QUE É O ESPÍRITO SANTO...POIS A QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA QUE NECESSÁRIO FOR SUA DIREÇÃO...ELE REVELARÁ A LUZ EM PLENA TODA A ESCURIDÃO E ACHAREMOS A SAÍDA!!! GLÓRIAS A DEUS!!!! JESUS EU TE AMO!!! A PAZ A TODAS E A EVELYN TAMBÉM!!!

    ResponderExcluir
  2. Tati, muito profundo o seu comentário! Esse é meu desejo! Que todos tomem posse do poder que há no arrependimento! Que recebem o precioso perdão de Deus! E que tenham suas vidas transformadas! E que deixem para trás o peso do pecado e o processo de morte! E passe a habitar na maravilhosa luz de Cristo! Glória a Deus!

    ResponderExcluir
  3. Olá querida é muito bom conhecer pérolas como você que escreve e nos faz deleitar na presença do Rei! Realmente basta um pequeno desvio, e, pronto perdemos o foco!Que o nosso Pai amoroso tenha sempre liberdade de dirigir nossa vida e jamais nos desviarmos para que os seus maravilhosos projetos em nossa vida jamais sejam frustrados! Um grande abraço!Rosângela Oliveira

    ResponderExcluir
  4. QUERIDA AMIGA, QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO TUA VIDA E DANDO A DIREÇÃO NAS SÁBIAS PALAVRAS QUE SEMPRE ESCREVES. EU FICO TÃO REGOZIJAGA QUANDO LEIO TEU BLOG, LEMBRO DE NOSSSAS LONGAS CONVERSAS QUANDO VOLTÁVAMOS DA FACULDADE NAQUELE ÔNIBUS, TANTOS SONHOS, TANTOS PLANOS, TANTAS PROMESSAS... É, CREIO QUE NOS DESVIAMOS DO PROPÓSITO DE DEUS EM NOSSAS VIDAS E SÓ ALONGAMOS NOSSA CAMINHADA. PORÉM, COMO AS MISERICÓDIAS DE DEUS SE RENOVAM A CADA DIA, ESTAMOS NÓS AQUI, PEDINDO AO ESPÍRITO SANTO QUE NOS DIRECIONE A SEGUIR O CAMINHO DE CRISTO, SEM CAIR NAS CILADAS DO INIMIGO, E SABES QUE DEVEMOS ESTAR PREPARADAS PORQUE QUANTO MAIOR O DESEJO DE SER SERVA DO SENHOR, MAIOR É A IRA DO INIMIGO E A VONTADE DE FRAQUEJAR E ANIQUILAR NOSSOS DESÍGNIOS. SINTO NO MEU CORAÇÃO QUE NASCEMOS DE NOVO AMIGA, E POR ISSO, NÃO DEVEMOS NOS PREOCUPAR COM OS EVENTUAIS ERROS DO PASSADO, NÃO PRECISAMOS CARREGAR PESOS DOS PECADOS, PORQUE JÁ FORAM PEDOARDOS E ESQUECIDOS, CRISTO JÁ CARREGOU A CRUZ POR NÓS. ESTAREI ORANDO PARA QUE TE MANTENHAS FIRME NA TUA DECISÃO, ESSE BLOG É OBRA DIVINA!

    "O SENHOR É BOM E RETO, POR ISSO, RECONDUZ OS EXTRAVIADOS AO CAMINHO RETO. DIRIGE OS HUMILDES NA JUSTIÇA E LHES ENSINA A SUA VIA." SL 25,8-9
    "O SENHOR TE GUIARÁ CONSTANTEMENTE, ALIMENTAR-TE-Á NO ÁRIDO DESERTO, RENOVARÁ TEU VIGOR.SERÁS COMO UM JARDIM BEM IRRIGADO, COMO UMA FONTE DE ÁGUAS INESGOTÁVEIS." IS. 59,11

    ResponderExcluir
  5. ADÉLIA: Amém, amiga querida! Estou muito feliz com seu comentário! Pois você, mais que ninguém, esteve comigo durante esses difíceis anos que passei! Eu sei que juntas aprendemos que não é bom fugir da vontade de Deus para vivermos conforme o nosso próprio entendimento, não é mesmo? As vezes a preocupação pelas coisas materiais, pelo futuro profissional também nos fazem deixar de juntar tesouros nos céus para juntar tesouros na Terra, mas, glória a Deus que renova as nossas forças e dá um ponto final da frieza de espírito e guia as nossas vidas! Estou firme em consagrar ao Senhor meus dons e talentos! E sei, amiga, do fundo da minha alma, que Deus tem reservado para você grandes coisas! A forma como Deus tem se revelado a você é muito especial! A "virada" de Deus nas nossas vidas começa dentro de nós! Abraço! Amo você em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  6. Que lindo post amei! Deus é muito maravilhoso mesmo, graças a Deus e pela sua misericórdia que nos perdoa todos os dias. Deus é fiel. Abraços, te amo!

    ResponderExcluir