Mulheres, Filhas, Amigas, Mães - Expressão do Amor de Deus

Mulheres, Filhas, Amigas, Mães - Expressão do Amor de Deus
"Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas..."

Páginas

domingo, 30 de outubro de 2011

MERGULHADORES DO MAR DO ESQUECIMENTO


Segundo a enciclopédia livre, Wikipédia, o mergulho é uma prática muito antiga que consiste na exploração submarina utilizando-se ou não de equipamentos especiais.

Vocês já pararam algum dia para pensar em como a gente gosta tanto de resgatar o passado?!

No quanto temos necessidade de reviver o que já se foi?!

Seja a lembrança boa, seja a lembrança ruim, não é verdade que estamos sempre “cavando” recordações?! Principalmente depois de uma certa idade...

Na verdade, parece que as lembranças ruins marcam até mais forte, não é mesmo?! E, talvez, em alguns momentos da vida, insistentemente as “desenterremos” como se precisássemos reviver toda a dor.

E pensamos...

“Por que eu cometi aquele erro?!”
“Eu não poderia ter feito aquilo!”
“Se minha atitude tivesse sido diferente a minha vida hoje seria outra!”
“Como pude ser tão burra?!”
“Onde eu estava com a cabeça?!”
“Por que eu não agi diferente?!”
“Eu não deveria ter me precipitado!”

Enfim...

Momento sinceridade: acho que se existe uma pessoa no mundo que mais se magoa com os próprios erros, essa pessoa sou eu!  Acho que devo muito isso ao meu instinto perfeccionista... Não sei, mas, tenho que confessar a tremenda dificuldade que tenho de perdoar a mim mesma! Eu imponho sobre mim uma severa cobrança e a cada recordação dolorosa eu me castigo diversas vezes com o sentimento de culpa.


Será que você tem momentos assim parecidos com o meu?!

Nada me fere mais do que os meus próprios erros! Eu taxo as minhas “mancadas” de imperdoáveis!

Seria irreal e desonesto comigo mesma e com vocês dizer que supero com facilidade as minhas próprias “mancadas”! A verdade é que eu sei que Deus me perdoa quando eu me arrependo! Mas, eu não me perdoo, mesmo que esteja profundamente arrependida!

Como serva de Deus, sei que isso não é saudável! Mas, amadas, nós estamos no mundo real, não é mesmo? E os aspectos negativos do nosso caráter não desaparecem como um passe de mágica! Tudo é uma construção! Tudo é questão de maturidade, experiências e trabalho com muito esforço!


Mas, a verdade é que FERIDAS NÃO CICATRIZADAS CAUSAM EMBARAÇO PERMANENTE NA SUA VIDA! Sua vida não irá sair do mesmo ponto enquanto você não enfrentar a verdade, não se libertar, não liberar perdão para o próximo e, inclusive, para você mesmo!

Então, comecei a desenvolver uma técnica para me livrar das feridas do passado! Pontuando:

1ª Etapa: Confissão e Arrependimento é o primeiro passo e é imprescindível! Sem esse passo inicial todos os outros se tornam prejudicados!

2ª Etapa: Ter a convicção que Deus nos perdoa e do nosso passado não mais se lembra! E essa verdade está exposta em vários versículos bíblicos que irei citar até o final dessa postagem!

3ª Etapa: Aqui começa o trabalho dentro de mim mesma: num primeiro momento, quando as "feridas" ainda estão muito "purulentas", eu finjo que aquela parte do meu passado não existiu! Que foi apenas um pesadelo! Eu tento me afastar de tudo que possa me trazer dor ou culpa! Mas essa terceira fase não pode ser permanente, até porque, o nome de Deus precisa ser glorificado diante da restauração que está para acontecer na sua vida! Passemos a quarta etapa!

4ª Etapa: Isso leva tempo, às vezes leva muito tempo mesmo! E essa Quarta etapa exige oração, Consagração a Deus e entrega total dos nossos sentimentos a Ele! Mas, nessa etapa, é possível recordar o passado sem sentir dor por conta dele! Isso significa que houve libertação de Deus nas nossas vidas e que fomos completamente restaurados! Nessa fase, é possível recordar o passado com o fito de abstrair dele as experiências obtidas! Aqui, o sentimento de culpa não mais existe! Aqui, o nome de Deus é glorificado! E é por isso que eu posso dizer com toda propriedade que está espécie de cura também está a sua disposição! Glória a Deus!

“Deus pode transformar a pior parte de seu passado em sua maior bênção no futuro”


Ainda falando nessa necessidade de resgatar o passado...

Além de tudo o que até agora falamos, vocês já notaram que a maioria das mulheres tem uma necessidade tremenda também de resgatar o passado da pessoa com quem está se relacionando?! Tenho observado isso em muitas mulheres!

Quando começam a namorar ou a ter algum tipo de envolvimento com um homem, determinada mulher quer saber tudo o que ele já fez antes de conhecê-la, não é mesmo? E fazem um verdadeiro RASTREAMENTO da vida do rapaz! Usando, inclusive, as redes sociais para isso, como por exemplo, Orkut, Facebook, etc. Querem saber tudo! Onde ele andou, qual viagem fez, com quais mulheres se envolveu... Se essas mulheres são mais bonitas, mas bem sucedidas... Isso não é martírio desnecessário?!

Não consigo entender a utilidade disso!!!! Existe alguma?! Se existir deixe um comentário me informando.... Porque, até agora, seja qual a for a faceta, a única coisa que eu descobri é que vasculhar o passado dos outros traz entraves para o presente e obstaculiza o futuro!

Já pensou que os relacionamentos seriam muitos melhores se a gente não soubesse nada do passado do outro que pudesse nos magoar ou  nos deixar com a “pulga atrás da orelha”?!

NÃO VÁ BUSCAR NO PASSADO DE ALGUÉM AQUILO QUE POSSA TE MAGOAR, POIS A PROBABILIDADE DE VOCÊ ACHAR É GRANDE! E aquilo que poderia ser uma convivência de felicidade e paz acaba se tornando turbulenta! SE VOCÊ NÃO QUER SE MACHUCAR, ESQUEÇA! Fica a dica!

Eu toquei nesse assunto porque acho importante dizer que às vezes a pessoa se arrependeu de certos erros que cometeu no passado e faz o possível para esquecer, mas, vez ou outra, tem sempre alguém para lhe lançar no rosto os seus pecados!

Repito: nada me magoa mais do que os meus próprios erros! Eu não preciso de mais ninguém, além de mim, me lançando isso na cara o tempo todo!

Nada te magoa mais que os teus próprios erros! Imagine, agora, se o teu próximo te faz recordar isso constantemente? E te acusa frequentemente? E “desenterra os teus defuntos apodrecidos”?! É ruim, não é? Mas, eu aposto que você também já fez isso alguma vez na sua vida ou ainda faz com alguém!

SE VOCÊ QUER ESQUECER A PARTE RUIM DO SEU PASSADO, PERMITA QUE OS OUTROS TAMBÉM O FAÇAM! Isso porque, nós mesmos somos os nossos principais acusadores (isso sem falar do diabo e sua corja) e não precisamos de mais ninguém para nos lembrar dos erros que cometemos! Se você quer se livrar das marcas do passado, permita que as pessoas que convivem com você também se livrem das marcas do passado delas!

PARE DE INVESTIGAR A VIDA DA PESSOA QUE ESTÁ CONVIVENDO COM VOCÊ! Dessa forma, você está corrompendo um presente de felicidade que poderia está tendo com essa pessoa e está comprometendo o futuro de bênçãos que pode existir para vocês dois!

E o pior de tudo é que às vezes procuramos coisas que não existem! E criamos barreiras imaginárias por problemas que nunca deveriam ter surgido!



"Quem, oh Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar."
(Miquéias 7:18,19)


Deus lança todas as nossas iniquidades nas profundezas do mar e se esquece das nossas transgressões!  A parte errante de nosso passado é arremessada no mais profundo desse mar: “O MAR DO ESQUECIMENTO”!

E se o próprio Deus não faz questão de ter memória para os nossos pecados, por que nós mesmos nos prontificamos a mergulhar no mais profundo oceano e resgatar nossas transgressões? Ou, pior, as transgressões alheias?

Abro um espaço para dizer que até propagar os erros que nosso irmão cometeu no passado é resgatar aquilo que Deus apagou!  Se você sabe da vida de alguém, do passado de alguém, esqueça! Peça a Deus para fazer você esquecer! Não saia comentando, divulgando os passos errados que seu irmão em Cristo já deu! Não sirva de suporte para o inimigo destruir a obra do Senhor! NÃO SEJA O “MERGULHADOR” DE MARES DO ESQUECIMENTO, pronto e operante a auxiliar o inimigo a enfraquecer a obra de Deus na vida de uma pessoa! 


Trazer à tona o passado pode provocar feridas que já estavam começando a cicatrizar!

Ninguém, ninguém, absolutamente ninguém pode ser condenado eternamente por um erro que cometeu e já se arrependeu!

Uma das coisas mais bonitas que eu acho no ordenamento jurídico brasileiro é que não existe pena perpétua! Se alguém comete um crime, paga por ele, tem restringida a sua liberdade e alguns de seus direitos como cidadão, mas, após o cumprimento da pena, após um período, essa pessoa pode reabilitar-se e retomar sua vida como se nunca tivesse cometido crime algum!

Deixe que o julgamento final a Deus pertence!

Por fim:

“Você jamais alcançará o futuro que Deus tem para você se estiver sempre presa ao passado”.

Carregar consigo o passado é como carregar sobre as costas uma pesada bagagem! Foi por isso que Jesus nos orientou a aliviar a nossa bagagem! Vejam que coisa linda e poderosa:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviareis. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”
(Mt 11: 28-30)

Aplausos para Jesus! Sinceramente, Ele merece! Que profundidade há nas palavras do Grande Mestre! Em poucos dizeres Ele deixou clara, claríssima a intenção de Deus: que abandonemos a carga pesada do passado e passemos a carregar conosco a suavidade e a leveza do perdão de Deus! Aleluia! Estou emocionada com a delicadeza e profundidade de Jesus!

Certa vez, quando um parente meu inventou que ia começar a fazer trilha de bicicleta, e saía de casa todo equipado para tal atividade, eu recomendei que ele levasse algum lanche, algum biscoito doce para o caso de ter uma hipoglicemia por conta do esforço físico, mas ele se recusou, porque disse que a mochila ia ficar mais pesada e ele ia ficar mais lento e não conseguiria ter o desenvolvimento almejado. Aí eu pensei: “Por causa de um biscoitinho?!”

Imagina, você, nesse momento, na maratona da vida carregando uma bagagem cheia de metralhas e pedregulhos e mortos...


Estou cansada só de pensar!

VOCÊ NÃO ACHA QUE JÁ É HORA DE ALIVIAR A SUA BAGAGEM?! 

Aliviando a bagagem você chegará com mais velocidade ao destino!

E, por favor, não se esqueça de ajudar os outros a aliviar a bagagem deles também!

NÃO SEJA UM INCENTIVADOR DAS ASTUTAS CILADAS DO MALIGNO!


NÃO SEJA UM AGENCIADOR DAS OBRAS DO INFERNO! 


NÃO SEJA UM MERGULHADOR DO MAR DO ESQUECIMENTO!




Deus tem novidade de vida para mim, para você e para todos quantos decidam seguir a Jesus Cristo!



“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que tudo se fez novo.”
(2 Co 5:17)

“Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios no ermo.”
(Is 43:18,19)




*Caso você ainda não tenha lido, recomendo que leia a postagem anterior que tem por título: 2º DESAFIO: Confissões e Arrependimento - UM PEQUENO DESVIO MUDA TODO O CURSO, pois irá ajudar você a complementar o raciocínio.



8 comentários:

  1. Isso é realmente a verdd Evelyn amo todos os documentários ke vc compõe, ke Deus continue te abençoando,sim falando sobre o texto ah pessoas ke sentem prazer em magoar os outros com o passado até msm por inveja,pela transformação ke Deus fez na vida do proximo,faz questão de reelembrar as coisas ke akela pessoa viveu no mundo e joga na cara ao invés de aceitar a pessoa do jeito ke ela é AGORA E Ñ DO KE ELA FOI.,pq como vc citou la em cima as coisas velhas se passaram eis ke tudo,é tudo se fez novo então pra quer lembrar?o certo é ajudar em oração.., PQ SE DER BRECHA É AI quando o inimigo começar ñ só mostrar passado dos outros,como o dela tb ai que a fé enfraquece, cadê a vigilância agora? Devemos viver em constante oração pq o maligno anda em derredor de nós... COMO DIZ a musica do cantor Fernandinho(DEUS,TEM O MELHOR,PRA MIM, E O QUE PERDIDO FOI Ñ SE COMPARA PRO QUE AH DE VIR.....) ñ sou mt boa em postar comentários ta Evelyn + tbom ,bom,bom,ñ tá + ta,ta,bom rrsrrsrs bjo Linda Deus continue te Abençoando sp

    ResponderExcluir
  2. Marcelinha, muito obrigada pela sua participação! Fiquei muito contente com o seu comentário! E é verdade, muita gente gosta de magoar os outros trazendo à tona o passado, mas Deus é quem faz novas todas as coisas!

    ResponderExcluir
  3. ke bom Evelyn ke gostou ñ imaginei ke ia gostar rssrs pq sou pessima em interpretação + tou gostando dou mim desenvolvendo + e + na leitura pq ñ sou acostumada a ler como vou fazer vestibular é mt bom põe sp e manda o link pra mim pelo face ta! bjão kerida até amanhã na virgília

    ResponderExcluir
  4. vou ver se imprimo minha amiga gostou mt eu falei um pouco pra ela posso imprimir?

    ResponderExcluir
  5. Pode sim, Marcelinha! Pode imprimir! Fique à vontade! E convide sua amiga pra participar do blog tb! beijo!

    ResponderExcluir
  6. Muito enriquecedora sua postagem!!!!Sem querer parecer redundante......mais é muito valioso o que tens publicada aqui!!! Realmente são pérolas!!!
    Em relação ao assunto......verdadeiramente....é como eu havia lhe dito......devido o modo que quero que algo......ou alguma situação saia.......eu costumo demorar um pouco pra me perdoar quando tal situação não sai!!! Aí vem a ação divina mesmo! É CHAMADO DE SENTIMENTO DE CULPA! Mais Deus tem me ajudado através de pessoas como o meu próprio esposo Esdras, desde que nos conhecemos que Ele vem me ajudando a sarar essa fenda em minha alma! E DEUS TEM REALMENTE ME FEITO CRESCER NESSA ÁREA! Pois antes era bem difícil!!! Deus me fez absorver o significado de PERDÃO INSTANTÂNEO. PARA MIM MESMA! Bjs e até a próxima postagem!

    ResponderExcluir
  7. Edificante!!! Obrigada querida, pois Deus te usou pra falar comigo hoje! Deus te abençoe e use poderosamente!! Bjs "E aquele que está em Cristo, nova criatura é. As coisas velhas já passaram e eis que tudo se fez novo!" Aleluia!! Tania Torres

    ResponderExcluir
  8. TANIA TORRES: Fiquei muito contente com seu comentário! Obrigada por sua participação! Que Deus continue te abençoando poderosamente! Beijo!

    ResponderExcluir